Associação para a Valorização Ambiental da Alta de Lisboa (AVAal)

Projeto ALTAS HORTAS

A AVAAL desenvolveu o projeto “Altas Hortas”, um dos sete escolhidos no Programa EntreGerações em 2011, promovido e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este programa pretendeu apoiar projetos-piloto em que a ideia principal promovesse a intergeracionalidade, um dos grandes desafios no século XXI.

O presente projeto visa atingir os objetivos propostos através da agricultura urbana, sendo uma das melhores práticas para a valorização ambiental. Este tipo de prática impulsiona a melhoria da qualidade de vida ativa, intergeracionalidade, interculturalidade, da comunidade em geral e dos diretamente envolvidos.

Estas ações têm em comum serem trabalhos coletivos, intergeracionais e interculturais, que promovem a sensibilidade ambiental e contribuem para a melhoria da qualidade de vida. A produção será sempre em modo biológico, devendo ser assegurada a formação técnica.

O projeto é, assim, promover a agricultura urbana enquanto prática de ligações entre gerações, através da implementação de três dimensões diferentes e complementares.

HORTOS ESCOLARES

São desenvolvidos nos dois Agrupamentos de Escolas da Alta de Lisboa, aproximadamente em cinco escolas. Estes hortos e as atividades inerentes aos mesmos decorrem com o trabalho desenvolvido por séniores, com experiência agrícola e crianças/jovens em idade escolar.

HORTAS EM CASA

São atividades desenvolvidas entre séniores e crianças, produzindo em conjunto uma horta portátil em vaso rectangular, com espécies agrícolas, plantas aromáticas e medicinais. A produção e manutenção destas hortas são realizadas em conjunto com o objetivo de manter continuidade no relacionamento entre gerações e não apenas atividades pontuais.

HORTA COMUNITÁRIA

O espaço hortícola comunitário, é um terreno com talhões agrícolas, para distribuir aos interessados, estruturado no sentido da diversidade de práticas culturais e integração de imigrantes, com o objetivo de partilhar conhecimentos e excedentes de produção. Este projeto será colocado em prática na sua essência através da construção do parque Agrícola da Alta de Lisboa (PAAL), que iniciará a sua construção em Outubro de 2012.

No início da implementação deste, foi realizada uma apresentação individual, para conhecimento da diversidade dos projetos intergeracionais a implementar.

Para mais informações: Projetos Programa Entre Gerações

O projeto ALTAS HORTAS e todas as atividades inerentes ao mesmo, terão continuidade com recurso a outros financiamentos, novas parcerias e uma procura contínua de um modelo de sustentabilidade que permita ao projeto manter-se no território.

Neste momento existe outras parcerias e outros financiamentos, que vão permitindo a continuação de alguns projetos.

A Câmara Municipal de Lisboa e a Sociedade Gestora da Alta de Lisboa são parceiros na construção da Horta Comunitária, a Fundação EDP e a ZAGOPE – Construções e Engenharia S.A. foram parceiros na construção da HORTA ACESSÍVEL, 1.ª fase do Parque Agrícola da Alta de Lisboa, e a Agenda 21 Local e a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) são parceiros no Projeto AUGUSTA.

Todos os acontecimento e parcerias que acompanham cada projeto estão descritos ao longo dos sub-projectos. Veja um a um e identifique-se com o nosso trabalho.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: