Associação para a Valorização Ambiental da Alta de Lisboa (AVAal)

Projeto “HORTAS A DOIS”

O projeto “Hortas a Dois” foi desenvolvido com o objetivo de criar momentos entre séniores e crianças, mas de âmbito familiar, atividade que incluía a produção de floreiras com espécies agrícolas, em que a sua elaboração seja uma parceria entre avós e netos.

Escolhemos escolas da Alta de Lisboa a que o projeto foi apresentado, tendo início na Escola Básica N.º 91, continuámos com a Escola Básica N.º 77 e Escola Básica N.º 34 e em 2012 alargámos o projeto à Escola EB 1,2 das Galinheiras.

ESCOLA BÁSICA N.º 91

Realizámos uma apresentação do projeto à Escola e enviámos convites aos avós de duas turmas do 4.º Ano, 43 convites no total. Após as férias escolares da Páscoa os alunos trouxeram as respostas e 6 avós quiseram realizar a atividade.

Os avós apareceram dia 13 de Maio e os netos juntaram-se a eles, foram realizadas seis floreiras em conjunto, as crianças adivinharam o que ia ser plantado com a ajuda dos avós, foi explicado como se colocava e para que servia a leca, a terra e plantadas couves, tomates, alfaces, entre outros. Também havia salsa e manjericão para que as crianças tivessem a oportunidade de perceber a diferença entre plantar e semear.

As hortas ficaram expostas na sala de aula dos alunos e serão regadas por eles, os avós foram convidados a visitar a  escola e ver o crescimentos do que foi semeado e plantado. Ver crescer uma a sua horta é bom e gratificante para ambas gerações.

ESCOLA BÁSICA N.º 77

Dia 15 de Junho de 2011 realizámos a nossa segunda ação da “Horta a Dois”. Desta vez a escola que nos acolheu foi a Escola Básica N.º 77. A atividade decorreu com 25 crianças, avós e pais que quiseram participar.

O Sr. António e o Jorge Cancela foram os ajudantes da criançada, ajudaram e explicaram cada passo na elaboração das floreiras. Foram plantadas alfaces, couves-flôr, couves portuguesas, beringelas, tomateiros e semeada salsa. 

 

ESCOLA BÁSICA N.º 34

Em Outubro de 2011 realizámos uma nova atividade na Escola Básica N.º 34. Desta vez, embora inserido no projeto “Hortas a Dois”, a realizámos floreiras entre avós e netos, mas com uma inovação.

Criámos o “Flores a Dois”, as floreiras tinham flores plantadas e serviram para colorir a varanda da escola. Participaram 15 avós e 15 netos, foi um momento divertido e de entreajuda, na colocação da leca, da terra e do composto existente no pátio da escola e na escolha das flores que cada par queria para a sua floreira, por fim regou-se e tivemos um resultado final bastante satisfatório para todos os participantes.

A varanda da escola está mais florida e vai continuar a estar à medida que as nossas flores forem crescendo.

Aguarda-nos novas atividades 🙂

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: