Associação para a Valorização Ambiental da Alta de Lisboa (AVAal)

Horta Comunitária

A Horta Comunitária é um espaço Hortícola comunitário, com talhões de diversos tamanhos, para séniores, adultos e jovens, estruturada no sentido da diversidade de práticas culturais e integração de emigrantes.

Sendo atualmente mais conhecido como o Parque Agrícola da Alta de Lisboa (PAAL), tem como principal objetivo a partilha de conhecimentos e de excedentes de produção.

No dia 11 de Novembro de 2010 o Vereador José Sá Fernandes colocou, por seu próprio punho, a palavra “Concordo” na Informação 640/DMGU/UPAL/09, de 06 de Novembro de 2009, elaborada pela Arq.ª Paisagista Teresa Belmonte Travassos da UPAL, C.M.L., sobre “Licenciamento de obras. Horta Comunitária na Alta de Lisboa”.

Esta proposta foi efetuada com base num documento da AVAAL dirigido à UPAL (atual Unidade de Intervenção Territorial Norte), que mereceu a aprovação dos seus dois Diretores ao longo de todo o processo, primeiro o Dr. Nuno Caleia Rodrigues e agora a Arq.ª Cristina Coelho.

Este “Concordo” do Vereador Sá Fernandes, que se segue a outro do Vereador Manuel Salgado, datado de 25 de Março de 2010, permitiu assim, concretizar um sonho: a aprovação política do Parque Agrícola da Alta de Lisboa, numa zona com cerca de 17.000 m2, na Quinta dos Cântaros, por cima da Pista de atletismo Moniz Pereira, junto ao Eixo Norte-Sul.

A AVAAL iniciou as reuniões com os interessados, para concluir o regulamento do PAAL com a sua participação de todos e tendo em conta as suas sugestões e opiniões.

Pode seguir as informações mais recentes sobre o processo do PAAL:

Reunião com interessados | 13 de Maio – Parque Agrícola da Alta de Lisboa (PAAL) 

Criação de Habitat para insetos polinizadores no PAAL

Protocolo de Cedência de Terreno (C.M.L. | AVAAL)

Primeira fase da construção do PAAL – HORTA ACESSÍVEL

HORTA DA HELENA

Foi criada uma pequena experiência de Horta Comunitária, uma horta para todos, denominada “HORTA DA HELENA”

 

Deixe um comentário